Remodelação dos Postos de Catenária na Linha do Oeste

Conservação e Manutenção
Ferrovia
  • Remodelação dos Postos de Catenária na Linha do Oeste

Esta intervenção decorreu entre as estações de Louriçal e Fontela, na Linha do Oeste, e Verride, no Ramal de Alfarelos, tendo como objetivo o aumento da fiabilidade de exploração da Catenária.

Em dezembro passado foi concluída a empreitada de Remodelação dos Postos de Catenária da Linha do Oeste.

Esta intervenção decorreu entre as estações de Louriçal e Fontela, na Linha do Oeste, e Verride, no Ramal de Alfarelos, abrangendo o Posto de Catenária de Lares situado ao km 209,400 da Linha do Oeste e o Posto de Catenária da Bifurcação de Lares ao km 0,515 do Ramal de Alfarelos.

Esta remodelação veio permitir a troca destes equipamentos por outros mais modernos, de forma a aumentar a fiabilidade de exploração da Catenária.

Os Interruptores, ainda de corte em óleo, foram substituídos por novos de corte em azoto, os motores de seccionadores passaram a ser de tecnologia atual e os Transformadores de Tensão com enrolamentos em óleo foram trocados por secos. Os Transformadores de Alimentação passaram de um nível de potência de 10 kVA para 25 kVA, o que permite o aumento da capacidade de carga dos Postos de Catenária para futuras intervenções/inovações.

O projeto de execução foi elaborado pela IP, de modo a garantir as condições de exploração da Catenária em segurança e de forma fiável, no estrito cumprimento dos requisitos técnicos atuais.

Todos os resíduos gerados foram reencaminhados para os respetivos centros de recolha, em função da sua tipologia e potencial de reaproveitamento.

Esta obra inscreve-se num plano de ações de conservação da Rede Ferroviária Nacional, que visam o fomento do transporte de mercadorias e das exportações, sendo de referir que foram investidos 159.520,00 €.